Tenho uma aversão tremenda a esta quadra natalícia que ano após ano a nossa sociedade preserva conservadoramente, este ano contudo posso daqui enviar um recado ao simbolo de quadra tão absurda: Vai mas é trabalhar
Estas imagens extraordinárias e comoventes chegam-nos do Chile.
Um cão arrisca a vida de forma heróica para salvar outro, consegue levá-lo para a berma da estrada onde aguarda a ambulância, chegada a ambulância este cão heroi, mas anónimo por opção põe-se em fuga nunca tendo sido encontrado até hoje, apesar das muitas buscas pois muita gente quer, agora, adoptar este cão.
Quantos seres humanos fariam o que vemos nas imagens? Quantos fugiriam depois dos holofotes da fama?
O cão é um grande amigo (não só do homem como umbísticamente gostamos de ver a coisa), ingénuo às vezes, mas estúpido não...
deus tem que ser substituído rapidamente por poe- mas, sílabas sibilantes, lâmpadas acesas, corpos palpáveis, vivos e limpos.
a dor de todas as ruas vazias.
sinto-me capaz de caminhar na língua aguçada deste silêncio. e na sua simplicidade, na sua clareza, no seu abis- mo. sinto-me capaz de acabar com esse vácuo, e de aca- bar comigo mesmo.
a dor de todas as ruas vazias.
mas gosto da noite e do riso de cinzas. gosto do deserto, e do acaso da vida. gosto dos enganos, da sorte e dos encontros inesperados. pernoito quase sempre no lado sagrado do meu cora- ção, ou onde o medo tem a precaridade doutro corpo.
a dor de todas as ruas vazias.
pois bem, mário - o paraíso sabe-se que chega a lis- boa na fragata do alfeite. basta pôr uma lua nervosa no cimo do mastro, e mandar arrear o velame.
é isto que é preciso dizer: daqui ninguém sai sem cadastro.
a dor de todas as ruas vazias.
sujo os olhos com sangue. chove torrencialmente. o filme acabou. não nos conheceremos nunca.
a dor de todas as ruas vazias.
os poemas adormeceram no desassossego da idade. fulguram na perturbação de um tempo cada dia mais curto. e, por vezes, ouço-os no transe da noite. assolam-me as imagens, rasgam-me as metáforas insidiosas, porcas. ..e nada escrevo. o regresso à escrita terminou. a vida toda fodida - e a alma esburacada por uma agonia tamanho deste mar.
Passados 60 anos sobre a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vejamos os vídeos abaixo para percebermos como correm as coisas no que aos direitos humanos diz respeito...
Quantos destes 30 direitos fundamentais que fazem parte da Declaração Universal estão por cumprir?